Total de visualizações de página

terça-feira, 31 de agosto de 2010

ORIGEM DA FAMÍLIA RODRIGUES TORRES - parte IV (2)

... continuação de Os seis (6) filhos de Mário e Eulalina_Eulá

(2º) filho: RUBENS RODRIGUES TORRES e sua família com ALBINA CARAVIERI RODRIGUES TORRES


Nascido em Botucatu, no dia 10 de maio de 1917, Rubens Rodrigues Torres tinha 16 anos de idade quando começou namorar a jovem de 13 anos de idade, Albina Caravieri, filha dos imigrantes italianos.

No ano de 1935, Rubens foi para a capital do Estado, São Paulo, fazer o curso preparatório para a Faculdade de Direito e, em 1936, ingressou na Faculdade de Direito do Largo São Francisco. 

Durante o curso ele morou na casa da irmã Cecília e cunhado Dante Delmanto. 
Nessa época já pretendia casar-se com Albina e também trabalhou na Secretaria da Saúde, conseguindo economizar o suficiente para comprar os móveis da casa onde viveriam após o casamento. Ele também recebeu apoio e ajuda financeira de seu avô Antonino do Amaral Vieira, a quem sempre foi muito grato.
Formado, em 1940, voltou para Botucatu e começou a advogar e, no ano de 1941 casou-se com Albina, no dia 07 de junho, após nove longos anos de namoro.

Durante os sete primeiros anos de casados, Rubens e Albina moraram numa pequena casa, na Rua Coronel Fonseca, para onde sua mãe, Eulalina (Vovó Eulá), enviou marmita por muito tempo, a fim de ajudá-los, enquanto construíam sua casa. Nessa casa, pelas mãos de uma parteira de nome Amália, nasceram seus dois primeiros filhos.

Em 1948, sua casa ficou pronta, localizada bem pertinho da casa de sua mãe, como ele sempre quis. Outros dois filhos nasceram, quando já moravam nessa casa da Rua Cardoso de Almeida 633, porém no Hospital, pelas mãos da Irmã Felipa, freira parteira da Consolata.

Como a família estava aumentando bastante, no ano de 1956, ele trocou de casa com a sua mãe, Eulalina, passando a residir no casarão de esquina na mesma rua. Depois disso, nasceram as duas filhas mais novas, totalizando assim seis filhos.

Muito bem sucedido e conceituado em sua profissão, Rubens também foi administrador jurídico da Empresa Peduti por muitos anos, até demitir-se em 1974.

Era político, filiado ao PSD, Partido Social Democrático, pelo qual foi vereador por duas vezes tendo sido ainda orador oficial do Prefeito Municipal Emílio Peduti, conhecido por Pedutão.

No ano de 1965, desligou-se da política e renunciou ao mandato de vereador, quando o Ato Institucional nº 2 (AI–2) extinguiu os partidos políticos brasileiros.



Sua mulher, Albina Caraviéri Rodrigues Torres, nasceu na cidade de Botucatu, no dia 12 de setembro de 1919 e era filha dos imigrantes italianos David e Anita Pacce Caravieri, que tinham mais três filhos: Gertrudes (Tuda), Glauco e David Júnior, conhecido por Mário.
Ela era professora e lecionava, mas após casar-se, deixou a profissão para dedicar-se à família é à administração da casa. Alegre, carismática e muito simpática, trazia sempre para junto de si filhos, amigos e demais familiares.

Os dois faleceram no dia 10 de dezembro de 1980, em Botucatu.



RUBENS e ALBINA tiveram seis filhos: Rubens, Eulalina, Anita, Mário Clodoaldo, Maria Aparecida e Albina. Todos, com filhos e netos.

... continua em breve!

2 comentários:

  1. Olá Evly, como vai?
    Puxa, que pesquisa você está fazendo sobre a família. Este pedaço é onde eu me encaixo, depois, quando chegam os bisnetos... :)
    Sou filha do Rubens, o primeiro filho do casal e ele conta um pouco sobre a história, mas nunca entendo bem, pois como percebi são muitos os pedaços.
    Um abraço,
    Carol.
    (ou "Carolina de Souza Rodrigues Torres", pra caber no contexto)

    ResponderExcluir
  2. Olá Carol, obrigada pela leitura e seus comentários.
    Envia seu e-mail para mim, no endereço: evlybonini@gmail.com, assim podemos nos contatar melhor. Fico aguardando! Bjs

    ResponderExcluir