Total de visualizações de página

Posse de TRAJANO SARDENBERG


Trajano Sardenberg (o 3º da esquerda para a direita)
Ato de transmissão de cargo, realizado dia 5 de julho. 
Novos gestores do departamento terão mandato até 2013


Trajano Sardenberg assume chefia do Departamento de Cirurgia e Ortopedia

Sardenberg substitui o professor Hamilton Rollo, de quem foi vice-chefe entre 2009 e 2011. A transmissão de cargo ocorreu terça-feira, 5 de julho, no auditório do departamento, em reunião presidida pelo diretor da FMB, prof. Sérgio Müller e com a presença do professor emérito da instituição, Humberto Maffei.

Um dos maiores braços de ensino vinculados à Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), o Departamento de Cirurgia e Ortopedia da instituição passa a contar com nova estrutura administrativa. Os professores Trajano Sardenberg e Érika Veruska Paiva Ortolan assumem a chefia e vice-chefia do órgão até 2013.

Em seu discurso, o diretor frisou a colaboração que o departamento prestou durante sua gestão frente à Faculdade de Medicina (que se encerra em 19 de julho), além do apoio e trabalho para a transformação do Hospital das Clínicas em uma autarquia vinculada ao governo do Estado. “Esse é um momento em que precisaremos construir um novo modelo de relação entre a academia e a autarquia”, ressaltou.

Prof. Müller ainda elencou que a missão universitária passa a contar com novos cenários de ensino e pesquisa aos alunos de Enfermagem e Medicina com o advento do novo Hospital Estadual Botucatu e Centro de Reabilitação a Dependentes Químicos (ambos em construção) e futuro AME- Ambulatório Médico de Especialidades. “Pela primeira vez na história da FMB temos a oportunidade de discutir a formação de nossos alunos com um cenário amplo e promissor de ensino”, disse o diretor.

Cessante do cargo, prof. Rollo realçou que a característica principal de sua gestão foi a homogeneidade e o consenso de opiniões nas mais diversas questões acadêmicas dentro do departamento. “Procurei manter as reuniões abertas para equacionar as demandas em pesquisa e do ensino que surgem com o crescimento da própria faculdade”, frisou.

Responsável pela gestão do departamento nos próximos dois anos, prof. Sardenberg agradeceu sua indicação pelos colegas ao comando da seção e apontou alguns desafios durante o mandato. “É (o departamento) um dos mais complexos da faculdade. A melhoria de qualquer área de atuação da faculdade ou do hospital passa necessariamente pelo departamento. Temos como missão a estruturação de serviços médicos e também do próprio setor”, declarou o novo chefe.

Uma das mais antigas divisões de ensino da Faculdade de Medicina de Botucatu, o Departamento de Cirurgia foi criado em 1965. Em 1977 foi reestruturado, abrangendo as áreas de Cirurgia Cardiovascular e Pulmonar, Cirurgia Geral e Gastroenterologia e Ortopedia e Traumatologia, passando a ter a denominação de Departamento de Cirurgia e Ortopedia. Posteriormente, foram criadas as áreas de Cirurgia Plástica e Cirurgia Pediátrica.

Na área médica, coordena os programas de residência médica em Gastroenterologia Cirúrgica, Ortopedia e Traumatologia, Cirurgia Vascular, Cirurgia Cardiovascular, Cirurgia Torácica, Cirurgia Plástica, Cirurgia Pediátrica e Cirurgia Geral

Também é responsável por seis programas de aprimoramento profissional nas áreas de Enfermagem em Cirurgia Cardiovascular, Terapia Ocupacional em Reabilitação Física, Fisioterapia, Perfusão e Circulação Extracorpórea em Cirurgia Cardiovascular, Laboratório em Doenças Vasculares e Cirurgia Plástica Experimental – Microcirurgia. A área acadêmica ainda contempla o programa de pós-graduação em Bases Gerais da Cirurgia e Cirurgia Experimental (Mestrado e Doutorado).



publicado em 06/07/2011 - por Flávio Fogueral, Jornal da Faculdade de Medicina de Botucatu (http://www.fmb.unesp.br/noticia_detalhes.php?vID=1804)